quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

GAGUEIRA, um probleminha que pode perfeitamente ser contornado, com carinho e paciência, pela família, professores e amiguinhos....

As causas da gagueira, chamada por especialistas de disfluência da fala, são um verdadeiro mistério. Também é importante a identificação pelos pais e professores se realmente é gagueira ou a criança está aprendendo a falar certas palavrinhas mais difícieis, se a dúvida persistir um fonoaudiólogo é o profissional que deve ser consultado. Podemos "ajudar" assim, as crianças com gagueira:
EM CASA
◘ Nunca diga 'pare', 'pense', 'respire' ou 'calma'. A criança não está nervosa, está gaguejando;
◘ Apesar da dificuldade em comunicar, não complete palavras para a criança;
◘ Não interrompa a fala da criança; • Converse em velocidade confortável e de forma mais pausada;
◘ Reduza o número de perguntas;
◘ Busque olhar nos olhos da criança quando ela estiver falando;
◘ Durante o diálogo deixe a criança falar mais e busque balançar a cabeça para indicar que está compreendendo o que ela está falando;
◘Tenha um tempo a sós com o filho, para que ele tenha liberdade para contar tudo o que quiser.
NA ESCOLA
• Apresente para a turma a questão da gagueira. Explique que a criança gaga não é diferente de ninguém;
• Estabeleça um contato freqüente com a família para acompanhar o desempenho da fala da criança em casa;
• Adote uma postura de acolhimento, que não é ter dó, compreenda a dificuldade da criança;
• Não peça para a criança falar dessa ou daquela maneira;
• Compreenda que gagueira não tem nada a ver com inteligência. Cobre da criança que gagueja o mesmo que cobra das outras crianças, com exceção da fala, é claro.
• Perceba os dias mais fáceis e os mais difíceis da criança, evitando expô-la, respeitando os dias mais difíceis;
• Estabeleça uma dinâmica de leitura em dupla ou coletiva;
• Em atividades pré-escolares, nunca deixe a criança para o final da brincadeira, porque essa atitude pode aumentar a ansiedade e o medo.
Por Elen C. Campos Caiado, Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia/Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário: