sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Pais precisam conversar muiiiiiito com um bom OFTALMOLOGISTA e estarem sempre muito atentos...Ilustração:lezio.junior.zip.net(que artista!)



Segundo a Dra. Rosana Cunha, ao contrário do que muitos acreditam, não existe idade mínima para a criança fazer seu 1º exame ocular, ou melhor este deve já ser realizado na maternidade.. Quando a criança não apresenta nenhuma alteração visível, deve-se realizar a segunda avaliação, entre 2 e 3 anos de idade, seguindo com revisões a cada 2 anos até a adolescência, pois a criança não tem como informar as alterações visuais que possam apresentar.
Os erros refracionais (graus) mais comuns nas crianças são: 1. Hipermetropia (dificuldade para longe e principalmente para perto) nem sempre será necessario uso de óculos .
2. Miopia (dificuldade para longe) Ocorre normalmente na idade escolar, podendo porém aparecer mais precocemente. A criança tem dificuldade para ver o quadro ou a televisão, mas apresenta visão normal para perto, sem problemas para ler ou usar o computador. Quase todas as crianças míopes vão necessitar usar óculos.
3. Astigmatismo É uma irregularidade na córnea que pode distorcer a visão de longe e de perto. Pode estar presente em qualquer idade, e nem sempre é obrigatório o uso de óculos, pois diferentemente da miopia, o astigmatismo não causa uma baixa tão grande da visão se for menos de 2 graus.
4. Anisometropia É uma diferença significativa de grau entre um olho e o outro. Quando isso acontece, a visão de um dos olhos pode não se desenvolver, gerando ambliopia (“olho preguiçoso”) sendo necessário O uso de óculos e geralmente também oclusão (tampão). A diferença de grau entre os olhos tende a permanecer a mesma até a idade adulta, apesar de poder haver uma alteração no grau de cada olho isoladamente.
Créditos: Dra. Rosana Cunha - Clínica de Olhos Dr. Moacir Cunha

http://www.moacircunha.com.br/

Nenhum comentário: