terça-feira, 24 de março de 2009

Inclusão de DEFICIENTES necessita da aceitação que eles são pessoas com direitos a viver TUDO! Inclusive a PATERNIDADE...

MAMÃE DAWN...PAPAI DEFICIENTE INTELECTUAL...
Há no mundo cerca de 30 casos documentados de mulheres com a síndrome que deram à luz. Uma delas é Maria Gabriela, mulher de Fábio e mãe da pequena Valentina que NÃO HERDOU a deficiência intelectual do pai, Fábio, nem a síndrome de Down da mamãe.
Apesar de o processo de inclusão dos deficientes na sociedade estar distante da perfeição, crianças Downs nos arredores de Socorro – município paulista de 33 mil habitantes,Gabriela representa uma geração que tem desbravado caminhos. Quando ela nasceu, em 1980, não era comum avistar a divisa com Minas Gerais, onde Gabriela cresceu – nem pelas ruas de grande parte das cidades brasileiras. A desinformação – que em parte se deve aos próprios profissionais de saúde – perpetua um mito que a ciência já derrubou:_É raro, mas mulheres Downs podem engravidar. “No mundo todo, há apenas cerca de 30 casos documentados de mulheres Downs que tiveram filhos”, diz Siegfried M. Pueschel, geneticista do Rhode Island Hospital, nos Estados Unidos, um dos maiores estudiosos da síndrome. Os homens são quase sempre estéreis. Na literatura médica, há só três casos descritos de pais Downs. Com as mulheres é diferente. “Um terço delas é fértil. Um terço ovula irregularmente. “Hoje, os jovens que têm a síndrome estão mais expostos à vida social e ao sexo. Muitos deles trabalham, têm amigos, saem para se divertir. Antes não era assim. Eles ficavam mais reclusos”, diz Pueschel.
Solange Azevedo (texto) e Rogério Albuquerque (fotos), de Socorro (SP)

Nenhum comentário: