domingo, 14 de junho de 2009

2009 ANO DA FRANÇA NO BRASIL...Dois lindos países que muiiiiiiiiiito têem para ensinar!



O Cristo Redentor, símbolo da Cidade do Rio de Janeiro, foi eleito como uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo Moderno, em votação realizada pela internet e por mensagens de celular, organizada pela New 7 Wonders Foundation, da Suiça, entre 21 monumentos participantes de todo o planeta. O cartão postal carioca de 38 metros, teve sua pedra fundamental lançada em 1922 e a inauguração em 12 de outubro de 1931,conta agora com três elevadores panorâmicos, cada um com capacidade para 14 pessoas. O acesso se dá por uma área que atende tanto os visitantes que chegam de carro quanto os que desembarcam na plataforma de trem da Estrada de Ferro do Corcovado. Também foram construídas passarelas metálicas, sustentadas por outra estrutura, com aproximadamente quatro metros de largura e quatro escadas rolantes, com capacidade de tráfego para 9 mil pessoas por hora. O passeio já começa aí, pois a torre, de 31 metros de altura, vai descortinar a primeira vista da cidade. Para completar o acesso à estátua, quatro escadas rolantes foram instaladas. E antes mesmo de chegar ao Cristo, os visitantes já podem conhecer um pouco da história do cartão-postal. A Estação do Cosme Velho, totalmente revitalizada, transformou-se em um ambiente de lazer e entretenimento moderno e confortável. Uma nova área de embarque foi construída, além de lojas de apoio turístico, sala VIP e auditório. O grande destaque é o Espaço Cultural, onde se perpetua toda a rica história da Estrada de Ferro
A TORRE EIFFEL, um dos símbolos franceses mais importantes, e dos mais conhecidos no mundo. Ninguém duvida da sua localização em Paris e foi inaugurada em 31 de Março de 1889, para assinalar o centenário da Revolução Francesa (1789) e por ocasião da Exposição Mundial, para demonstrar a tecnologia da época – a utilização de estruturas metálicas.
O projecto de Gustave Eiffel, de quem herdaria o nome, foi o escolhido, e a obra, uma torre em estrutura metálica tornar-se-ia, na altura, a estrutura mais alta do mundo construída pelo homem.
Com os seus 317 metros de altura, possuía 7300 toneladas quando foi construída, mas hoje tem muito mais, pois agora ali existem restaurantes, museus, lojas, entre muitas outras estruturas que não possuía à época da sua construção.
Eiffel, um notável construtor de pontes, era mestre nas construções metálicas e havia desenhado a armação da Estátua da Liberdade, erguida pouco antes no porto de Nova Iorque.. Quando o contrato de vinte anos do terreno da Exposição Mundial (de 1889) expirou, em 1909, a Torre Eiffel quase que foi demolida, mas o seu valor como uma antena de transmissão de rádio a salvou.
Em 2009 ao fazer 120 anos, vai ser redesenhada a plataforma panorâmica do último andar e conferir uma nova silhueta à torre. O projecto expandirá a área acessível ao público de 280 para 580m quadrados, com projecto do arquitecto francês David Serero.
Vamos continuar de vez em quando falando sobre este interessante ENCONTRO CULTURAL.

Nenhum comentário: