sábado, 1 de agosto de 2009

DICAS VERDES...VOCÊ PRECISA CONHECER OS TIPOS DE PLÁSTICOS!








Os plásticos são classificados de acordo com um código numérico que vai de 1 a 7 e representa o tipo de resina utilizada em sua fabricação. Este número é geralmente impresso no fundo da embalagem, dentro do triângulo que é o símbolo de reciclagem.
Plásticos tipo 1 - garrafas PET.
As garrafas PET são bem aceitas nos postos de reciclagem, mas é melhor não reaproveitá-las em casa: este tipo de plástico é poroso e retém cheiro e bactérias.

MELHOR OPÇÃO
. Plásticos tipo 2 - embalagens de detergentes líquidos e de xampu; . Plásticos tipo 4 - sacolas de compras; . Plásticos tipo 5 - embalagens de iogurte.São os melhores plásticos porque não contaminam a comida com químicos e geralmente são recicláveis.

EVITE
. Plásticos tipo 3 (PVC) - embalagens de óleo de cozinha, canos; . Plásticos tipo 6 - copos descartáveis; . Plástico tipo 7 - garrafas e mamadeiras para bebês, garrafas de água reutilizáveis, potes para comida.
O PVC libera químicos que fazem mal à saúde e sua fabricação libera um poluente que é cancerígeno. Os copos descartáveis liberam um químico que também pode causar mal à saúde. Finalmente, a resina geralmente utilizada no plástico tipo 7 pode estar ligada à problemas cardíacos e de obesidade.

MUNDO IDEAL
. PLA - plástico feito com matérias-primas renováveis, como milho, batata e cana-de-açúcar.
Não é reciclável, mas não tem químicos e é biodegradável - pode ir para a compostagem virar adubo.

DICAS VALIOSAS
. Evite guardar alimentos ricos em gordura em recipientes de plástico.. Lave os recipientes reutilizáveis cuidadosamente com um sabão não abrasivo; arranhões podem virar depósitos de bactérias.. O aviso de que o recipiente que pode ser usado no microondas significa apenas que ele não derreterá, mas não garante que o plástico não libera químicos quando aquecido. Prefira vidro ou cerâmica.

Nenhum comentário: