sexta-feira, 26 de março de 2010

Na próxima quinta feira, DIA 1º de ABRIL é o DIA DA MENTIRA...PINÓQUIO é a historinha que mais nos lembra desse dia...


Tudo começou quando o REI DA FRANÇA CARLOS IX, após a implantação do calendário gregoriano, instituiu o dia primeiro de janeiro para ser o início do ano. Naquela época, as notícias demoravam muito para chegar às pessoas, fato que atrapalhou a adoção da mudança da data por todos.
Antes dessa mudança, a festa de ano novo era comemorada no dia 25 de março e terminava após uma semana de duração, ou seja, no dia primeiro de abril. Algumas pessoas, não gostaram da mudança no calendário e continuaram fazer tal comemoração na data antiga. Isso virou motivo de gozação, por parte das pessoas que concordaram com a adoção da nova data, e passaram a fazer brincadeiras com os radicais, enviando-lhes presentes estranhos ou convites de festas que não existiam.Tais brincadeiras causaram dúvidas sobre a veracidade da data, confundindo as pessoas, daí o surgimento do dia 1º de abril como DIA DA MENTIRA. Aproximadamente 200 anos mais tarde essas brincadeiras se espalharam por toda a Inglaterra e, consequentemente, para todo o mundo. No Brasil, o primeiro Estado a adotar a brincadeira foi Pernambuco, onde uma informação mentirosa foi transmitida e desmentida no dia seguinte. “A Mentira”, em 1º de abril de 1848, apresentou como notícia o falecimento de D. Pedro.WALT DISNEY criou uma versão para o clássico infantil Pinóquio, dando ênfase à brincadeira, mostrando para a criançada o quanto mentir pode ser ruim e prejudicial para a vida das pessoas. ZIRALDO, também conta histórias sobre as mentiras, através do tão famoso personagem, o
MENINO MALUQUINHO,que em “O Ilusionista”, descobre o mal provocado por roubar, fingir e mentir.
Pregar mentiras nesse dia é uma brincadeira saudável, porém o respeito e o cuidado devem ser lembrados, para que ninguém saia prejudicado.Então amiguinhos vamos pregar uma mentirinha bem engraçada em alguém que queremos muito bem,prá gente rir juntos depois, mas só vale mentir nesse dia, tá?

Nenhum comentário: