sexta-feira, 23 de abril de 2010

BJO NO CORAÇÃO DE TODAS AS PESSOAS QUE SEMPRE LUTAM POR CONQUISTAR NOVOS LEITORES...




Clicando em cima da imagem ela aumenta
Quem conhece a tradição catalã ou teve a sorte de visitar essa região no dia 23 de abril, sabe que nessa ocasião se comemora o Dia de Sant Jordí.
As ruas das cidades e “pueblos” da Catalunha ficam cheias de livros e rosas: a tradição diz que a mulher deve presentear o homem com um livro, já o homem presenteia sua amada com uma rosa e um ramo de trigo. Escritores famosos realizam sessões de autógrafos enfeitando ainda mais a primavera espanhola.
Desde 1996, o dia 23 de abril foi escolhido pela Unesco para se comemorar o Dia Internacional do Livro.
A lenda por trás da data espanhola:
Há muitos anos, um terrível Dragão aterrorizava os habitantes de uma aldeia da Catalunha. Para acalmar a sua ira, os habitantes decidiram que, a cada dia, sacrificariam uma pessoa e a ofereciam ao dragão como prova de boa vontade.
Um dia, a pessoae s colhida para ser sacrificada foi a filha do Rei. Quando ia ser engolida pelo Dragão, apareceu então um valente cavaleiro que o enfrentou bravamente.
Era São Jorge, que cravou uma lança e matou o Dragão. O sangue derramado originou um rosal de rosas vermelhas.
Desde então é costume na Catalunha oferecer uma rosa à pessoa que se ama.

São Jorge – San Jordí, patrono da Catalunha, converteu-se no símbolo do território Catalão.A DALUZINHA conseguiu estas poucas imagens desta tão especial comemoração do DIA DO LIVRO...Ano passado graças a nossa linda AMIGA MANU ROMANO um mineirinha que estava vivendo uma temporada lá por aquelas bandas, decoramos nosso blog com muitos dragõezinhos, S.Jorge e etc...Este ano queremos também deixar aqui registrado nosso CARINHO e ADMIRAÇÃO, pelo SEMPRE COMPETENTE TRABALHO da PROFESSORA CARIOCA ANA MIRANDA que vive desenvolvendo PROJETOS LITERÁRIOS e que este ano nos convida para conhecermos o PROJETO UMA ROSA POR SÃO JORGE E UM LIVRO POR QUINTANA que acontecerá dia 28/04/2010 na E.M. ANÍSIO TEIXEIRA, lá no RIO DE JANEIRO...Parabéns querida professora por todas as iniciativas maravilhosas que você cria, buscando conquistar o coração de teus alunos para o ETERNO AMOR PELO LIVRO!


4 comentários:

Ana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana disse...

Mario quintana é apaixonante. É o homenageado deste ano no projeto UMA ROSA POR SÃO JORGE E UM LIVRO POR QUINTANA que acontecerá dia 28 na E.M. ANÍSIO TEIXEIRA

Ana disse...

Valeu,minha querida. O projeto foi um sucesso e aconteceu com os professores. Na próxima semana,será a vez de nossos alunos! Muito grata,pelo carinho e divulgação. Bjks.

Daluzinha Avlis disse...

Ana
A daluzinha tem um prazer imenso de divulgar estes eventos maravilhosos...Conte sempre com nosso blog...Bjo no ♥