domingo, 23 de maio de 2010

TAINÁ 3: MAIS UMA VEZ UMA LINDA INDIAZINHA VAI NOS ENSINAR O QUE "E RESPEITAR A NATUREZA!"






Wiranu é o nome da menininha dos Tembé escolhida para viver no cinema,a indiazinha Tainá a defensora da floresta e dos animais. Pelo terceiro ano consecutivo a intérprete da indiazinha Tainá é paraense. A governadora Ana Júlia Carepa, acompanhada do secretário de Estado de Cultura, Cincinato Júnior, e do presidente da Fundação Curro Velho, Valmir Bispo, prestigiaram o evento, onde Wiranu Tembé, vinda da aldeia Tekohãw, de Paragominas, foi apresentada ao público. Com mais de três mil inscrições ela venceu as concorrentes inscritas por seis semanas, as onze meninas selecionadas fizeram testes, conviveram com a equipe de produção e puderam mostrar seus talentos interpretando cenas do filme, ações de perigo, força, agilidade e concentração, em uma espécie de laboratório, na área do Parque dos Igarapés, em Belém.
Através de votação popular, que contabilizou mais de 46.500 votos no site do filme, e da opinião da equipe de produção e direção do filme, é que Wiranu Tembé foi eleita a nova atriz para a personagem da índia Tainá, interpretada por Eunice Baia na primeira e segunda edições do longa metragem. No Tainá 2, a personagem de Catiti - criado especialmente para a segunda série do filme - foi interpretada por outra paraense, Arilene Rodrigues. Eunice, hoje com 19 anos e pré-vestibulanda para o curso de Moda, que irá cursar em São Paulo, veio de Barcarena e Arilene, de 14 anos, é natural de Abaetetuba. A governadora Ana Júlia conheceu os pais, Marinete e Jacinto Tembé, o avô Divino Tembé e os irmãos da pequena Wiranu, que aos cinco anos de idade saiu pela primeira vez da sua tribo, na região de integração do Rio Capim, para participar das seletivas para estrelar como protagonista da terceira edição do filme Tainá, que chegará às telonas entre dezembro de 2010 e janeiro de 2011. Durante a solenidade, Eunice Baia entregou o muiraquitã para Wiranu, como símbolo da continuidade da história da indiazinha guerreira que supera os desafios da floresta e do convívio com o homem civilizado. Cláudio Barros, diretor de elenco, conta que no terceiro filme da saga, Tainá conhecerá Laurinha, uma menina da cidade, com quem irá formar um forte laço de amizade. O filme mostrará como a luta em defesa do meio ambiente e da vida na floresta pode unir crianças vindas de duas realidades tão diferentes. As aventuras deverão ser gravadas em oito semanas, tendo as ilhas de Santana, no Amapá, e Alter do Chão, em Santarém (PA), como locações. Barros, o único paraense na equipe técnica do filme, ficou satisfeito com a escolha por Wiranu, que antes de iniciar o contato com a equipe de produção não falava uma palavra sequer em português. Para a governadora Ana Júlia Carepa, Tainá 3 ultrapassa o projeto de ser simplesmente um filme. "É um projeto de educação", afirma Ana Júlia, que parabeniza a equipe do filme, ressaltando que em muito se aproxima o enredo das políticas que o governo do estado tem feito em defesa e preservação do meio ambiente.
Ana Júlia ainda destaca o ineditismo em ter o Pará como cenário para as filmagens do longa. "E agora, mais do que uma paraense, temos uma indígena escolhida para viver a índia Tainá 3", destacou a governadora, que também comemorou a marca de 254 milhões de mudas plantadas e licenciadas pelo programa 1 Bilhão de Árvores para a Amazônia.
Se você quiser passear mais um pouquinho por nosso blog clique em postagens mais antigas ou coloque o nome da Daluzinha no Google.

Um comentário:

Anônimo disse...

Todas realmente lindas!