sábado, 24 de julho de 2010

ZHONG GCHANGRAO um idoso maravilhoso da etnia SHE, reconhecido como TRANSMISSOR DAS CANÇÕES FOLCLÓRICAS DE SEU LINDO POVO ♥♥♥



A ETNIA SHE é uma das minorias que vivem no sul da China e mais de 90% de seus habitantes vivem no leste da província de Fujian e no sul da província de Zhejiang. Os ancestrais dos She tinham o costume de migração e passaram pela maioria das zonas no sul do país. Nas suas incessantes migrações, as canções folclóricas os acompanhavam sempre, por isso, a etnia é muito famosa até hoje pelo "OCEANO DE CANÇÕES".
A aldeia Bailukeng se situa à beira do mar e tem às costas as montanhas. Todos os habitantes da aldeia adoram cantar e costumam trabalhar e divertir-se cantando e expressar sua alegria e tristeza em suas canções. O cantar faz parte da vida deles. MEU DEUS QUE COISA MAIS LINDA!!! DALUZINHA AMOU: O aldeão ZHONG CHANGRAO, 75 anos, aprendeu a cantar desde criança. Segundo o sábio idoso, há cantos onde há os She♥. Ainda existem as competições de canto na passagem das festas tradicionais. Quando jovem, Zhong costumava participar dessas competições. "Uma vez, fui com minha prima a uma competição. Cantamos até à meia-noite, minha prima esgotou todas as canções e perdemos a competição. No meio caminho de volta à casa, pegamos uma grande chuva. Apesar disso, com o coração jovem, só sentimos a imensa alegria de cantar," disse Zhong. A etnia She não tem língua escrita, por isso, suas canções são registradas em língua Han. Com o desenvolvimento sócio-econômico, os costumes dos She e dos Han se assemelham dia a dia e muitos jovens She já não sabem falar sua própria língua nem conhecerm as canções folclóricas. A este respeito, o idoso Zhong sente grande preocupação e disse: "Antigamente, todas as famílias tinham manuscritos de canções, no máximo dezenas, e no mínimo, dois ou três. Com a morte de idoso, poucos jovens sabem cantar nossas canções até alguns já não sabem nossa língua." Em 2002, Zhong Changrao tomou uma decisão que surpreendeu os aldeãos: começou a coletar e catalogar os manustricos de canções da etnia She. Ele disse : "Nos últimos cinco ano, percorrei 71 aldeias de cinco distritos para coletar as canções folclóricas dos She. Esgotei umas cem canetas e cinco pares de sapatos furaram. Já registrei as canções em mais de 800 mil caracteres mas tenho muito a prosseguir para acabar o trabalho
." Uma vez, Zhong recebeu uma notícia: uma família She preserva dezenas de manuscritos de canções. Percorreu longos quilómetros para visitar a família. Mas, o dono não queria dar-lhe os manuscritos, apenas permitiu que Zhong copiava as canções.
Toda uma noite, Zhong não dormiu e conseguiu copiar mais de 300 canções. No dia seguinte, o dono ficou comovido e concordou em que ele levasse os livros para casa para fazer fotocópias. Só dessa viagem, Zhong coletou mais de mil canções.
Com seu afeto às canções dos She e sua persistência em seus trabalhos, Zhong ganhou a fama de "Transmissor das Canções Folclóricas".
O governo local criou um gabinete encarregado do salvamento da cultura da etnia She e e publicou as canções dos She coletadas por Zhong.
Talvez nunquinha a Daluzinha vá conhecer o querido ZHONG, mas para sempre vai AMÁ-LO e RESPEITÁ-LO e agradecer a DEUS por ele existir...
Quem me contou esta história encantadora? portugueses.cri.cn/cultura

Nenhum comentário: