domingo, 29 de agosto de 2010

DALUZINHA ACORDOU COM UMA VONTADE IMENSA DE SURPREENDER TEUS OLHOS COM UMA BELEZA BEM DIFERENTE, DAÍ FOI BUSCAR NA ÁSIA IMAGENS DA ESPECIAL TAILÂNDIA.









Muito mais que sua parte moderna, adornada de luxo, a DALUZINHA se encantou com a EXUBERANTE NATUREZA DA TAILÂNDIA e com SEU POVO e BELEZA ARQUITETÔNICA, que parece ter saido de uma HISTÓRIA DE ENCANTAMENTO...
Quanto a seus interessantes e muito diferentes costumes:
O SORRISO TAILÂNDES, que na língua deles o THAI, se escreve YIM é famoso no mundo o inteiro, mas culturalmente falando, ele é bem complexo, pois embora nos possa parecer estranho, cada sorriso significa algo diferente, tanto que há denominações diferenciadas para ele: yim yor, yim soo, yim yair-yair, yim hairng, may ork, yor, tak tan, tang, nam dtah, etc, etc etc. Assim, você precisa saber que um sorriso não estará exprimindo necessariamente simpatia por você.
Há pelo menos 13 palavras para definir "SORRISO” em tailandês e algumas delas são: Yim tak tai (sorriso educado, polido); Feun yim (sorriso forçado), Yim cheuat cheuan (sorriso de vencedor); Yim tang nam dtah (sorriso de felicidade), Yim sao (sorriso entediado) etc...
O WAI é gesto com que os tailandeses agradecem ou cumprimentam uma pessoa. As palmas das mãos ficam juntas na altura do peito, a ponta dos dedos quase tocando o queixo, um leve inclinar de cabeça, uma ligeira inclinação dos joelhos, um sorriso discreto: este gesto é o Wai . Em geral a pessoa mais jovem faz o cumprimento primeiro, depois respondido pela mais velha. Na tradição cultural tailandesa a cabeça é a parte mais alta do corpo, no sentido literal e figurado. Assim, tocar a cabeça de um tailandês é considerado um ato rude.
Em contraste os pés são o oposto, a parte mais degradante do corpo. Por isso, CUIDADO mostrar a sola do pé ou apontar o mesmo para um tailandês é considerado ainda mais rude do que tocar sua cabeça.
Tradicionalmente os tailandeses são um povo amistoso e gentil, simpático e hospitaleiro, por tradição cultural ancestral, educação fundamental. Referem-se aos seus vizinhos como “PEE” - irmão ou irmã mais velho - ou “NONG”, mais jovem.Tailandeses também não têm o costume de demostrar afeto publicamente entre um homem e uma mulher. Pode até ser um pouco aceito em Bangkok, por ser a capital do país e o lugar mais ocidentalizado dele, mas é considerado mal comportamento fora da capital. Mais duas coisinhas: Toda comida tailandeza é carregada em temperos e perfumes, absolutamente tudo é temperado com pimentas, sejam pimentas picantes, azedinhas, salgadas ou docinhas... E este tipo táxi que vemos na imagem, que pode propiciar um gostoso passeio, chama-se TUK TUK.
*Créditos: internata.squarespace.com

Nenhum comentário: