sábado, 21 de agosto de 2010

EM TANGARÁ A FAZENDA IRAPURU DE TEODORICO BEZERRA, LUGAR PERFEITO PARA TURISMO HISTÓRICO RURAL.








A gentil ROSANGELA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE TANGARÁ/RN (no centro da foto)proporcionou a DALUZINHA, e outros companheiros da CARAVANA ECOLÓGICA DO IDEMA a chance ímpar de conhecer a FAZENDA IRAPURU de THEODORICO BEZERRA (Santa Cruz (Rio Grande do Norte), 23 de julho de 19031994) que segundo a Wikipédia, foi um líder político brasileiro, considerado um típico "coronel" do nordeste em pleno Século XX.
Era proprietário de quatro
fazendas no agreste do Rio Grande do Norte, sendo a maior delas a Fazenda Irapuru, latifúndio de 14 mil hectares, onde Theodorico plantava algodão . Eleito Deputado Estadual em 1947, pelo Partido Social Democrático, estendeu seu poder a boa parte do território potiguar .Em 1978, foi tema do documentário "Theodorico, imperador do sertão", dirigido por Eduardo Coutinho e apresentado no programa Globo Repórter, da TV Globo.
Seu legado familiar permanece ainda hoje na política do Rio Grande do Norte, através de sobrinhos e seus netos Theodorico Neto e Jorge Eduardo de Carvalho Bezerra, os dois mais recentes prefeitos de
Tangará. Toda propriedade tem carater particular, ou seja só é permitido a visitação por convite especial da família ou pessoas por eles indicados. Quem como a Daluzinha amaaaaaaaaaa história, vale a pena demais conhecer a fazenda e a sua fantástica história, totalmente registrada com inúmeras fotos e objetos da sua época aurea.

Nenhum comentário: