domingo, 12 de setembro de 2010

Em 9 e 10 de setembro foi comemorado o início do ano 5.771 /ANO NOVO DO POVO JUDEU, A QUEM CARINHOSAMENTE DALUZINHA PRESTA ESTA HOMENAGEM ♥


Um pouquinho dessa linda cultura...Rosh Hashaná é o nome dado ao ano novo no judaísmo.
Dentro da tradição rabínica, o Rosh Hashaná ocorre no primeiro dia do mês de Tishrei, primeiro mês do ano no calendário judaico rabínico e sétimo mês no calendário bíblico.
Em 2010, o calendário judaíco marca o ano de 5771 e comemorou no último dia 9 o primeiro dia do ano.
Rosh Hashaná Aniversário do Universo e Dia do Julgamento O que comemora-se: Rosh Hashaná, considerado o aniversário do Universo, é na realidade o sexto dia da Criação, quando Deus criou o primeiro homem, Adão – o propósito de toda Criação. O primeiro ato de Adão foi proclamar Deus como Rei do Universo. Por este motivo, a cada Rosh Hashaná coroa-se o Todo-Poderoso como Regente do mundo, reafirmando nosso compromisso de serví-Lo apropriadamente. Assim como Deus completou a Criação no primeiro Rosh Hashaná, a cada Rosh Hashaná Ele reavalia a qualidade de nosso relacionamento com Ele, assumindo uma vez mais o sustento do mundo. Nisto se constitui o julgamento de Rosh Hashaná.
* Dia 1 de TishreiDuração: 2 dias (inicia-se antes do pôr-do-sol da véspera e termina ao completo anoitecer do 2º dia)
*Velas: As velas são acesas na véspera, ao pôr-do-sol do primeiro e do segundo dia com a bênção apropriada da festa.
*Kidush: Ao retornar da sinagoga, após as preces de Arvit, recita-se o kidush da noite de Rosh Hashaná e ao retornar da sinagoga, após as preces da manhã e Mussaf (Prece Adicional) recita-se o kidush do dia de Rosh Hashaná, ambos sobre uma taça repleta de vinho.
*CostumesTsedacáDeve-se acrescentar doações para caridade neste dia.
*Hatarat Nedarim Costuma-se anular promessas feitas durante o ano perante um grupo composto por 10 homens. É realizada antes de Rosh Hashaná para que o ano novo reinicie sem conexão com qualquer falha que possa ter havido no passado.
*Maçã com Mel Na primeira noite, antes de iniciar a refeição, mergulha-se uma maçã doce no mel.
*Shaná Tová Na primeira noite de Rosh Hashaná, após a reza, é costume comprimentar as pessoas com o voto: "Possas tu ser inscrito e selado para um bom ano." / "Shaná Tová ve chatimá tová".
*Tashlich No primeiro dia de Rosh Hashaná, logo após a reza da tarde, Minchá, é costume ir até um poço ou lago onde haja peixes e recitar uma bênção especial chamada "Tashlich" ("Jogarás"). Simbolicamente jogamos nossos pecados nas profundezas do mar. A água representa a bondade e os peixes, cujos olhos nunca fecham, representam a vigilância constante de Deus sobre nós.
*Fruta Nova Na segunda noite, uma fruta da nova estação, que ainda não tenha sido provada, é saboreada logo após o kidush.
*Cabeça de Peixe Cabeça de peixe, servida durante a refeição, faz parte de um dos símbolos da festa para lembrar que devemos ser sempre "cabeça"; um exemplo a ser seguido por todos.
*TsimesPrato composto de cenouras doces, faz parte das iguarias servidas.Cenouras em yidish é meren, que significa acrescentar, representando o desejo de possuirmos mais méritos que falhas.
*Proibições As atividades criativas proibidas no Shabat também o são em Rosh Hashaná, com exceção de carregar num domínio público, cozinhar para as refeições do mesmo dia (se for utilizado fogo de uma chama acesa desde a véspera) e outras atividades ligadas à preparação dos alimentos.

2 comentários:

Geralda Efigênia disse...

legal Daluzinha, me sinto bem qdo visito esse seu cantinho. Abçs

Daluzinha Avlis disse...

Poetisa querida
Ter você aqui é que é uma honra, pois tua espécie vive enfeitando nossas vidas com palavras ritmadas com verdades e encantamentos.Bjo no ♥