domingo, 31 de outubro de 2010

HOJE É O DIA DO SACI! COMEMORADÍSSIMO EM SÃO LUIS DO PARAITINGA NA REGIÃO SERRANA DE SÃO PAULO








Em meio a bambuzais, capim e plantações de eucalipto de uma região serrana de São Paulo está SÃO LUIS DO PARAITINGA, entre a Taubaté de Monteiro Lobato e Ubatuba, no litoral norte. Já ha alguns anos, a ONG SOSACI da pequena cidade que jura ser ali o BERÇO DO SACI- PERERÊ , que então abre sua praça principal para uma GRANDE FESTA POPULAR que comemora o DIA DO SACI. Os festejos ocorrem sempre em torno do dia 31 de outubro, quando muitos lugares do país preferem abrir as portas para as bruxas vindas do hemisfério norte.
Falando sobre o HALLOWEEN :"A intenção não é espantar as bruxas, pois elas também são uma boa figura. São mulheres com uma grande capacidade, que incomodaram a alguns conceitos pré existentes e ficaram com uma imagem ruim", afirma Mario Candido, sócio fundador da
SOSACI (Sociedade dos Observadores do Saci).A ONG luta para dar visibilidade ao personagem de cachimbo e touca vermelha. Além de conseguir fazer do 31 de outubro a data oficial para o Saci nos locais citados acima, lidera uma campanha para torná-lo MASCOTE DA COPA-2014.Nessa região, onde a CULTURA CAIPIRA é bastante preservada, o saci-pererê faz parte do cotidiano de muitos moradores, que conhecem bem as histórias do menino negro de uma perna só, reinando nas matas, pulando e fazendo estripulias.São Luís do Paraitinga conta com edifícios bem talhados no século XVIII, quando o café imperava na região. Em meio às fazendas com casarões brancos e janelas azuis, o escritor MONTEIRO LOBATO recolheu as histórias populares e deu vozes a personagens como o saci-pererê, desde o início do século passado.O saci-pererê congrega elementos de diversas raças, tal como o povo brasileiro. Tem diferentes formas e faz diferentes traquinagens, de acordo com a região do país.
Nascido há 200 anos no sul do país, na fronteira com o Paraguai, e de origem guarani, o GUARDIÃO DA FLORESTA incorporou feições africanas e um pito de preto velho com a chegada dos escravos.
Dizem que perdeu uma perna na luta contra o cativeiro e ganhou o piléu vermelho, emblema da liberdade na Roma antiga, com a chegada dos imigrantes europeus no Brasil. Em diferentes regiões do país, o saci pode ganhar outros nomes e outras feições, de acordo com a cultura local.
Pulando em uma perna só, com destreza, o saci-pererê vai pitando seu cachimbo, aprontando estripulias e assustando os moradores do interior brasileiro, que sempre juram ter visto o menino traquino.
Entre suas brincadeiras favoritas está fazer trancinhas na crina de cavalos, roubar tabaco de cachimbos, embaraçar linhas, azedar leite, gorar ovos, espantar animais. O menino brincalhão foge ou pode aparecer no meio de um redemoinho. Nem bom nem mau, apronta muito e pode até dar lições de moral...Xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii o que existe de gente que JURA JÁ TER VISTO UM SACI!!! A DALUZINHA nunca viu não! Mas acredita que ele seria um
LINDO MASCOTE para nossa COPA 2014.

Nenhum comentário: