domingo, 26 de dezembro de 2010

MAIS UM NATAL PARA MANOEL OLIVEIRA, QUE FAZ COM SEU EXEMPLO DE VIDA, ACONTECER A MULTIPLICAÇÃO DO NATAL♥♥♥






O português MANOEL DE OLIVEIRA, nascido em 1908, apesar de ser um desconhecido para grande maioria de nós brasileiros, é certamente uma LINDA MATERIALIZAÇÃO DA VERDADEIRA ESSÊNCIA NATALINA/AMOR E RESPEITO AO DOM DA VIDA...Ele é um dos cineastas mais premiados na Europa e um dos mais importantes diretores da história do cinema no século 20. Oliveira também é, aos 102 ANINHOS, o mais velho cineasta do mundo em atividade. Autor de 55 filmes (entre curtas, médias e longas-metragens), produzidos em Portugal, França, Itália, Suíça, Espanha e Brasil, sua obra cinematográfica é conhecida por aqui entre cinéfilos, mas tem tido pouco destaque entre estudiosos e pesquisadores brasileiros. O livro Manoel de Oliveira: uma presença , que foi lançado no dia 24 de junho, fez uma homenagem ao cineasta, promovendo uma revisão crítica de sua obra e preenchendo um vazio editorial sobre o autor que lançou seu primeiro filme em 1931. De acordo com Renata Soares Junqueira, professora do Departamento de Literatura da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp (Universidade Estadual Paulista), a obra de Oliveira revela que...
"Um dos mais interessantes aspectos de sua cinematografia é a ligação visceral com outras artes, como a pintura, a escultura e, principalmente, a literatura e o teatro. A pesquisadora cita como exemplos os diálogos cinematográficos com a pintura – presentes nos filmes O Pintor e a Cidade (1956) e As Pinturas do meu Irmão Júlio (1967) –, com a música – em Os Canibais (1988) – e com a escultura, em Estátuas de Lisboa (1932).
E analisa ainda que
"Grande parte dos seus filmes, pelo menos desde Acto da Primavera, de 1963, é ostensivamente teatral".
Seus filmes exploram a complexidade da alma humana, a questão das perversões, da maldade gratuita, da dificuldade de comunicação, entre outros aspectos..
O ancião determinado, participativo totalmente disposto a colaborar com um mundo melhor, declarou semana passada, que já está iniciando mais três projetos! Obviamente este homem traz em si a ternura dos que sabem brindar o NATAL VIDA que precisa acontecer a cada minuto de nossa existência!!! A DALUZINHA AMOU partilhar suas IDÉIAS NATALINAS com VOCÊS, durante este ensolarado dezembro, nesta nossa abençoada terrinha que se chama NATAL!!!

Nenhum comentário: