domingo, 13 de fevereiro de 2011

14 de FEVEREIRO DIA DE SÃO VALENTIM, OU SEJA DIA DOS NAMORADOS! COMEMORADO EM VÁRIOS PAÍSES ♥♥♥





14 de Fevereiro
História de São Valentim
O dia de S. Valentine começou segundo a lenda no tempo do Império Romano. Na Roma antiga; nesse tempo o dia 14 de fevereiro era dia feriado, em louvor da JUNO a rainha das Deusas; adoradas pelos Romanos. Também conhecida como a DEUSA DAS MULHERES E DO CASAMENTO . No dia seguinte, 15 de fevereiro começava a festa de LUPERCALIA. Nesse tempo as vidas dos rapazes e das moças, eram vividas completamente separadas, mas havia o costume de um sorteio, nas vésperas do festival, do FESTIVAL DA LUPERCALIA a regra era, colocar os nomes escritos em bilhetinhos das moças de Roma, num frasco ou caixa, e os rapazes sorteavam um nome para ser seu par, durante o tempo do festival, que muitas vezes durava um ano, tornando-se este sorteio muitas vezes em amor verdadeiro, e daí resultava o casamento. Nesse tempo, debaixo das regras do Imperador Claudius II, Roma estava sempre envolvida em guerras sangrentas e cruéis; ora desta maneira ele tinha dificuldade de encontrar soldados voluntários para a sua liga militar.
O imperador Claudius a creditava que a razão era porque os homens não queriam deixar seus amores e suas famílias , o resultado foi o imperador criar um decreto, de cancelar os casamentos, marcados, e os apalavrados em Roma enquanto Claudius fosse imperador.
SÃO VALENTIM nesse tempo era um FRADE CRISTÃO , ele e FREI MARIUS, secretamente casavam os casais enamorados. Foi por isso que São Valentine foi preso e arrastado até à prefeitura de Roma, depois de alguns dias de calabouço foi condenado a ser morto .São Valentine foi martirizado no dia 14 de fevereiro, aproximadamente no ano 270 da era cristã. A história que se segue é que, enquanto estava na prisão Valentim era visitado pela filha do seu guarda, com quem mantinha longas conversas e de quem se tornou amigo. No dia da sua morte, ter-lhe-á deixado um bilhete agradeçendo as visitas e assinado: «DO TEU VALENTIM» uma expressão que é utilizada ainda hoje nos cartões nesta data. Este bilhete é considerada o PRIMEIRO CARTÃO DO DIA DOS NAMORADOS. Embora ninguém possa comprovar ter sido essa a verdade, as histórias certamente enfatizam o santo como simpático, heróico e principalmente, romântico. Durante a Idade Média, ele foi o santo mais popular na Inglaterra e França.
Com a cristianização progressiva dos costumes romanos, a FESTA DA PRIMAVERA, comemorada a 15 de Fevereiro, deu lugar às comemorações em honra do santo, por volta de 498 d.C. quando a "loteria de casais" foi então proclamada anti-cristã e fora da lei. A troca de mensagens amorosas entre namorados, iniciou-se sobretudo em Inglaterra e na França e, mais tarde, nos Estados Unidos. Neste último país, a tradição está mais institucionalizada, os cartões de S. Valentim já eram comercializados no início do século XIX. Actualmente, o dia de S. Valentim é comemorado em muitos países do mundo .Aqui no Brasil comemora-se dia 12 de junho.

Nenhum comentário: