quinta-feira, 21 de abril de 2011

A INCLUSÃO SEJA QUAL FOR DEVERÁ SER CONSTRUÍDA A PARTIR DO CAMINHO DE UMA ESCOLA JUSTA E SOLIDÁRIA♥♥♥



















Rememorando...
O Brasil e a Educação Inclusiva: Em 1990, em Jomtien, na Tailândia, através da DECLARAÇÃO MUNDIAL DE EDUCAÇÃO PARA TODOS, posteriormente, ao concordar com a DECLARAÇÃO DE SALAMANCA , o Brasil optou por tornar o SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO INCLUSIVO. Inclusão tem como pré-suposto o RESPEITO AO DIREITO DE TODOS Á EDUCAÇÃO.

As escolas, nesta perspectiva devem estar preparadas para receber e atender de forma inclusiva a todos, sejam crianças, jovens ou adultos, bem como, atender as expectativas da família e sociedade.
O currículo inclusivo deve contemplar a todos de forma integral, independente das condições físicas, sociais, emocionais, lingüísticas...
Assim, quem foge da dita 'normalidade', os superdotados, pessoas com deficiência, minorias esquecidas ou em desvantagem sócio-cultural também, são reconhecidas como sujeitos de direitos, com direito à escola, direito a ter educação com qualidade, etc.
A legislação brasileira é avançada neste sentido, porém, sua efetivação ainda deixa muito a desejar. Na prática cotidiana, falta fiscalização na implementação dessas regras, que acabam ignoradas pelo próprio Poder Público. O maior desafio que enfrentamos refere-se a necessidade de mudança na mentalidade do nosso povo, para que possamos romper com a cultura da exclusão.

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