sábado, 3 de dezembro de 2011

O NATAL PODE E DEVE ACONTECER TODOS OS DIAS DO ANO... AQUI TEMOS UM MARAVILHOSO EXEMPLO DE SOLIDARIEDADE♥♥♥ SOLIDARIEDADE


Caixas de leite usadas contra o frio

Projeto inovador de uma Química, levou mulheres voluntárias a uma maneira simples para proteger pessoas das noites frias de inverno.A cada aproximação do inverno e suas temperaturas rigorosas causam preocupação principalmente com as pessoas que não possuem uma casa com estrutura adequada nas regiões mais frias de nosso país. Na tentativa de amenizar o problema, um grupo de mulheres voluntárias utilizando um material barato, resistente e isolante térmico: caixas de leite e de suco confeccionaram chapas e a partir da união das embalagens sas utilizam para isolar a temperatura e ainda para tampar fendas existentes em residências.

O processo é simples. Basta lavar as caixas, abri-las e uni-las para confeccionar as chapas de acordo com o tamanho necessário e posteriormente fixá-las nas paredes ou mesmo no forro ou chão da casa. A ideia é inovadora justamente por utilizar as caixas de leite sem a necessidade de um processo elaborado.

Maria Luisa Bueno é uma das voluntárias do projeto que formulou a ideia. Ela conta que acordou em uma noite de chuva e começou a pensar em pessoas que tinham casas com estruturas insuficientes. Ela, que tem formação em química industrial, sabia das propriedades isolantes do alumínio das caixinhas, mas nunca tinha pensado nesta aplicação. “Demorei mais ou menos um ano pra começar a ir pras casas e montar o trabalho”, afirma. A isolação já foi aplicada em várias residências e, conforme relato dos moradores, representou mudanças no conforto.
Durabilidade

Embora não tenha encontrado o tempo de vida útil das embalagens, ela realizou alguns testes em casa para comprovar a durabilidade. “É difícil destruir. Sabendo usar o prego certo tem muita durabilidade”, enfatiza. A intenção do grupo ainda é a de buscar novas parcerias para difundir e aperfeiçoar o trabalho. “Uma mulher disse que mudamos a vida dela. Ela se incentivou e viu que podia melhorar. Agora ela quer fazer decoração e colocar na cozinha. O que eu noto é que dá uma auto-estima muito grande para as pessoas”, observa.

ENTÃO É NATAL!!!

Nenhum comentário: