domingo, 26 de fevereiro de 2012

CONTANDO UMA PEQUENA HISTÓRIA E LEMBRANDO DE BARTOLOMEU QUE TANTO NOS ESTIMULOU A AMAR A LEITURA ♥♥♥

Dia Internacional do Contador de Histórias: 20 DE MARÇO

O Dia Internacional do Contador de Histórias é comemorado em 20 de março, principalmente na Europa, é bastante celebrado e essa festa coincide com o início da primavera no hemisfério norte, e do outono no hemisfério sul.
As raízes do evento se iniciaram em 1991, na Suécia, e chamava-se “Dia de Todos os Contadores de Histórias”. O evento prosseguiu e em 1997, contadores de histórias em Perth, Austrália Ocidental coordenaram uma celebração durante uma semana, comemorando 20 de março como o Dia Internacional de Narradores Orais. Ao mesmo tempo, no México e outros países da América do Sul, aquele dia foi celebrado como o Dia Nacional de Narradores.
A partir de 2001, a Rede Escandinava de Contadores de Histórias deu um novo impulso à data, e a partir do ano seguinte, o evento espalhou-se da Suécia para a Noruega, Dinamarca, Finlândia e Estónia. Em 2003, a ideia chegou ao Canadá e outros países. Assim, o evento tornou-se conhecido internacionalmente como o Dia Mundial do Contador de Histórias.
A França iniciou sua comemoração em 2004 e no ano seguinte já eram 25 países participantes da comemoração, e esses espalhados pelos cinco continentes. Em 2007 aconteceu um festival em Newfoundland, Canadá.
Em 2008 a Holanda participou com um grande evento chamado Vertellers no de Aanval' quando a vinte de março, três mil crianças ficaram surpresas com a aparição repentina de Contadores de Histórias em suas salas de aula. Ideia que encantou esta Contadora, que acredita que o que é bom merece ser copiado e assim já a listou como desafio para realizarmos no próximo ano.
Desde 2009, eventos denominados, Mundial Storytelling passaram a fazer parte do Calendário Escolar e Cultural de vários países.
Constata-se ainda que, muitos dos eventos de Contadores de Histórias individuais que acontecem ao redor da Terra, estão ligados por um tema comum, o tema é identificado e acordado por Contadores de Histórias de todo o mundo, por exemplo: 2004 – Pássaros/ 2005 – Pontes/ 2006 – A Lua/ 2007 – O Andarilho/ 2008 – Sonhos/ 2009 – Vizinhos/ 2010 – Luz e Sombra/ 2011 – Água /2012 – Árvores.
O tema escolhido para o ano em exercício é inclusive muito oportuno, pois histórias que estimulam as crianças a respeitarem o meio ambiente são frequentes em nosso repertório, e embora seja deliberação espontânea de cada participante de nosso evento o conteúdo de sua apresentação, teremos na I MARATONA POTIGUAR DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS vários momentos voltados para esta temática, colaborando de certa forma com a sugestão internacional.

Nenhum comentário: