sábado, 14 de abril de 2012

NÃO PERMITA QUE SE ROUBE DE QUALQUER CRIANÇA O DIREITO A UMA INFÂNCIA FELIZ, VAMOS COMBATER O TRABALHO INFANTIL!!!



É o símbolo que utilizamos, e cada uma de suas hélices traduz os 5 VERBOS que desejamos façam parte da vida de TODAS AS CRIANÇAS: _ SONHAR; BRINCAR, APRENDER, CONVIVER e CRESCER.

Os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil dos estados nordestinos realizam a partir deste mês e até junho uma grande mobilização de conscientização e combate à exploração da mão de obra infanto-juvenil. O 12 de Junho é o DIA MUNDIAL DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL. Com diversas ações e estratégias em cada um dos estados do Nordeste, entre elas OFICINAS realizadas pela DALUZINHA E A ASSISTENTE SOCIAL PAULA FRANSCINETE, a Caravana é uma mobilização para chamar a atenção da sociedade para a necessidade de enfrentamento do problema.
A mobilização conta com o apoio do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), do qual faz parte a Organização Internacional do Trabalho (OIT), por meio do Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil (IPEC), e de muitas outras entidades estaduais, como, por exemplo, os Fóruns DCAs Estaduais e os Comitês de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-Juvenil.
Com diversas ações e estratégias em cada um dos estados do Nordeste, a Caravana é uma mobilização para chamar a atenção da sociedade para a necessidade de enfrentamento do problema. O objetivo da iniciativa é contribuir para o fortalecimento das ações locais de prevenção e eliminação do trabalho infantil nos estados do Nordeste.A Caravana conta com o apoio técnico e financeiro da Fundação Telefônica e é coordenada e desenvolvida pelos Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. Entre as atividades programadas estão audiências públicas envolvendo autoridades locais e estaduais.
Durante os eventos, crianças e adolescentes apresentarão suas propostas para eliminação do trabalho infantil e cobrarão das autoridades participantes a adesão a um Termo de Compromisso.Precisamos nos conscientizarmos que tarefas consideras simples, como trazermos crianças e adolescentes para nossas casas, supostamente para "brincar com nossos filhos" pode estar roubando o acesso a escola para uma criança...CUIDADO!!!

Por que criança não pode trabalhar?
Porque o trabalho infantil provoca a perda da alegria natural da infância e transforma a criança num adulto antes do tempo, provoca o fracasso ou o abandono escolar, provoca problemas de saúde como: fadiga excessiva, distúrbios do sono, irritabilidade, alergia e problemas respiratórios. Além disso, as crianças são mais vulneráveis aos acidentes de trabalho e o esforço físico nessa etapa da vida pode retardar o crescimento, ocasionar lesões na medula espinhal, produzir deformidades, incapacidades permanentes, mutilações e, em casos de atividades pesadas e perigosas, pode até mesmo levar à morte.

Nenhum comentário: