domingo, 27 de maio de 2012

DALUZINHA AMA ESCRITORES!!! AH! E SE DE QUEBRA ELES SÃO ILUSTRADORES...HUM... BOM DEMAIS!♥

Chegando na CIDADE DO SOL a convite da querida SIRLIA LIRA a DALUZINHA foi a mais este evento literário e teve o graaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaande prazer de conhecer o ROGER MELLO, este ESCRITOR INFANTIL e ILUSTRADOR premiadíssimo, que sempre nos surpreende com coisas interessantes de DELICADA BELEZA... Além de tudo ele é um FOFO!!! GENTIL e ENCANTADOR!!!


Joel Rufino dos Santos nasceu no Rio de Janeiro, onde mora com a sua família. Suas primeiras inspirações literárias foram a Bíblia, as histórias em quadrinhos e a avó materna, excepcional narradora de contos populares. Seu pai, Antônio Rufino, era um operário socialista que lia. Certamente isso contribuiu para que Joel se encaminhasse para as ciências sociais e criasse uma obra de ficção que reflete um profundo interesse pela história e sociologia do nosso país. Ingressou no curso de História, da Faculdade Nacional de Filosofia, em meio à agitação política que seria esmagada pelo golpe militar de 1964. Ainda estudante, publicou em co-autoria (seis autores, sete volumes), a História Nova do Brasil – um marco da historiografia brasileira. De 1964 a 1965, Joel esteve exilado na Bolívia e no Chile. De volta ao Brasil, reiniciou a carreira acadêmica, quando obteve Notório Saber e Alta Qualificação em História e realizou o Doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Recebeu, do Ministério das Relações Exteriores, em 1996, a Comenda Rio Branco por serviços prestados, como pensador, ao Brasil. Lecionou Literatura Brasileira na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Em 1968, Joel iniciou, pela revista Recreio, uma longa e prestigiosa carreira de autor para crianças e jovens. Dedicou-se a estudos de cultura popular, especialmente às matrizes ameríndia e afro-brasileira, o que consolidaria as primeiras tendências da sua literatura. Nos últimos anos, publicou dezenas de obras para crianças, adolescentes e adultos, recebeu prêmios literários e reconhecimentos para a sua produção literária.

Joel trabalhou em diferentes instituições, envolvido com as questões culturais, sociais e antropológicas do nosso país, na ONG Instituto de Estudos da Religião (ISER); no Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro; na Fundação Cultural Palmares, do Ministério da Cultura; no Conselho Estadual de Cultura; foi Subsecretário de Defesa e Promoção das Populações Negras; Superintendente de Cultura; Subsecretário de Justiça e Direitos Humanos e diretor de Comunicação Social do Tribunal de Justiça. Representou o Brasil no Comitê Científico Internacional para o programa Rota do Escravo, da UNESCO, além de ter sido consultor brasileiro do programa Escolas Associadas, da UNESCO

Nenhum comentário: