domingo, 29 de julho de 2012

CASCUDINHO: O MENINO FELIZ.

Reconhecido como um dos grandes estudiosos brasileiros sobre a cultura popular, costumes e tradições, Luís da Câmara Cascudo (1898-1986) virou personagem infantil no livro "Cascudinho - o menino feliz" (Cortez Editora). A publicação traz uma versão ilustrada e adaptada para o público-alvo da biografia do professor e historiador natalense. O texto, assinado à quatro mãos pelo poeta e advogado Diógenes da Cunha Lima e pela pedagoga Cristine T. da Cunha Lima Rosado, pai e filha na vida real, revela aos leitores mirins um personagem curioso e cheio de imaginação.

Ricamente ilustrado pelo paulista Marco Antônio Godoy, nome indicado pela própria Cortez Editora, o livro terá distribuição nacional e seu lançamento oficial aconteceu em junho .
Cristine, enfatizou que a obra não é meramente informativa: "Tivemos a preocupação de transformar a biografia de Cascudo em uma história atraente, literária, capaz de entreter, informar e incentivar o prazer da leitura", que é  pedagoga, e cuja dissertação de Mestrado abordou justamente o olhar e a relação das crianças com a escola e com a literatura. Ela lembra que quando o potiguar José Xavier Cortez, radicado em São Paulo há décadas e fundador da editora, fez o convite para criar o livro, o desafio foi prontamente aceito.

"Foi um trabalho muito interessante que, considero, teve dois autores", informou a escritora. O pai de Cristine, Diógenes da Cunha Lima, foi advogado de Cascudo e conviveu pessoalmente com o historiador; também escreveu a biografia "Câmara Cascudo - um brasileiro feliz", de 1978, que está indo para a quarta edição, e já tinha a pesquisa pronta. "Como tenho mais de 15 anos de experiência com crianças, somamos experiências para materializar o projeto", ressaltou a pedagoga. Apesar de adaptadas, todas as informações do livro são baseadas em fatos reais, que remontam desde a infância de Cascudo. "Queremos que as crianças se identifiquem com Cascudinho, que possam se espelhar no interesse e na curiosidade que ele despertou desde pequeno com relação aos fatos e ao mundo que o cercava", ressaltou Cristine, lembrando que o projeto levou um ano para ficar pronto, incluindo a fase de análise da Cortez Editora. "Eles (da editora) são bem criteriosos e detalhistas, checaram todas as informações com outras fontes.
Foi um processo bem demorado".

Antes mesmo de ser lançada oficialmente, a obra já desperta curiosidade: a PUC-SP está realizando atividades acadêmicas na universidade sobre a relação entre Câmara Cascudo e a infância, e os autores já foram contatados para falar sobre a obra. "É importante que o livro não tenha um perfil local e sirva como convite para o público infantil valorizar a cultura, a leitura e a história do Brasil", acredita Diógenes da Cunha Lima.

Segundo Cunha Lima, alguns detalhes pouco citados em outras obras sobre Câmara Cascudo estão inseridos neste livro: "Estou revelando coisas que ele me contava em conversas particulares, como a vontade de ser útil socialmente e sua devoção às crianças". O livro sugere um Cascudo preocupado com questões do meio ambiente como a caça às baleias na Paraíba e a matança dos lobos que habitavam as margens do rio Potengi. "São pequenos detalhes que vão construindo uma visão ecológica nas novas gerações", aposta Diógenes.
"Cascudinho - o menino feliz" (Cortez Editora, R$ 28), de Diógenes da Cunha Lima e Cristine T. da Cunha Lima Rosado. Ilustrações de Marco Antônio Godoy.
Amanhã dia 30/07/2012 estará completando vinte seis anos que CASCUDO encantou-se, daí a Daluzinha deixa aqui um CARINHO ESPECIAL para ele.

Nenhum comentário: