sábado, 6 de outubro de 2012

GANDHI UM GRANDE LÍDER QUE ENSINOU AO MUNDO O VALOR DA NÃO VIOLÊNCIA... DALUZINHA AMA, ADMIRA E RESPEITA ESSE ESPÍRITO DE TOTAL LUMINOSIDADE... MAIS QUE MERECIDÍSSIMA ESSA HOMENAGEM!



Para quem não conhece, aqui vão pinceladas sobre a vida de Gandhi

E na Índia,no último dia dois de outubro, crianças indiana vestidas de Gandhi fazem caminhada contra a violência no dia do aniversário desse amado Líder.
Mohandas Gandhi, indiano, nasceu em dois de outubro de 1869 e morreu  aos 79 anos em  Nova Déli, em 30 de janeiro de 1948.  Mais conhecido popularmente por Mahatma Gandhi (do sânscrito "MAHATMA", "A Grande Alma") foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do SATYAGRAHA- princípio da não agressão, forma não violenta de protesto -  como um meio de se fazer uma revolução a favor de seu povo.
Depois de um pouco de educação indistinta Gandhi foi para a Inglaterra para estudar Direito na University College de Londres, desafiando os regulamentos de sua casta, que proibiam a viagem para a Inglaterra. Quando voltou à Índia, em 1891, sua mãe havia falecido, foi então para a África do Sul, onde ficou durante um ano. Sua estada na África do Sul, local de discriminação racial, despertaram em Gandhi a consciência social.
Gandhi acabou voltando e permanecendo vinte anos na África do Sul defendendo a minoria hindu, liderando a luta de seu povo pelos seus direitos.
De volta a Índia em 1915, Gandhi passou a exercer o papel de conscientizador da sociedade hindu e muçulmana na luta pacífica pela independência indiana, baseada no uso da não violência.
Gandhi continuou exercendo uma revolução não violenta para a Índia, e em 1942 ele e outros líderes foram presos. Ele decidiu jejuar, sendo que apenas ele sobreviveu.
Em 15 de agosto de 1947 a Índia finalmente se torna independente não mais sendo uma colônia britânica.
No dia 30 de janeiro de 1948, Gandhi foi assassinado a tiros, em Nova Déli, por Nathuram Godse, um hindu radical que responsabilizava Gandhi pelo enfraquecimento do novo governo. Godse foi depois julgado, condenado e enforcado, a desrespeito do último pedido de Gandhi que foi justamente a não punição de seu assassino.
O corpo daquela Mahatma foi cremado e suas cinzas foram jogadas no rio Ganges.

Nenhum comentário: