sábado, 28 de março de 2009

Aqui estão algumas das muitas curiosidades que a DALUZINHA descobriu sobre o time do FLAMENGO...Agora o LUÃN, seu irmão e amigos vão adorar!

CURIOSIDADES
♥ PRIMEIRO JOGO
O Flamengo disputou seu primeiro jogo de futebol no Campeonato Carioca de 1912, dia 3 de maio. E goleou o Mangueira, time da fábrica de Chapéus Mangueira, por 16 a 2, no campo do América. Gustavo de Carvalho marcou o primeiro gol e mais quatro. Arnaldo (4), Amarante (4), Borghet (2) e Galo completaram. O time, que acabou como vice-campeão, formou com: Baena; Píndaro e Nery; Coriol, Gilberto e Galo; Arnaldo, Borghet, Baiano, Gustavo e Amarante.
♥ UNIFORME
A equipe usou a Papagaio de Vintém (quatro grandes quadrados em vermelho e preto), porque os ciumentos remadores não permitiram que fosse usada a camisa igual à deles, com listras horizontais
.
♥MUDANÇA
A Papagaio de Vintém foi abandonada no Campeonato de 1914, porque os jogadores a consideravam feia e azarada. A Cobra Coral, com listras horizontais e o friso branco separando o vermelho do preto, entrou em cena. Curiosamente, o Flamengo ganhou seu primeiro título. Mas, em 1915, a Coral deu lugar à Rubro-Negra, sem as listas brancas. Isto porque eclodira a I Guerra Mundial e a bandeira da Alemanha tinha as mesmas cores. E o time foi bicampeão.
♥TIRA-TEIMA
O primeiro Fla-Flu aconteceu no dia 7 de julho de 1912, no campo das Laranjeiras, pelo Campeonato Carioca. E deu zebra: O Fluminense venceu por 3x2, apesar de nove de seus ex-campeões estarem no Flamengo. J. Calvert, E. Calvert e Bartholomeu marcaram para o Tricolor e Arnaldo e Píndaro para o Mengão. DEDICAÇÃO
Em 1927, o amadorismo estava chegando ao fim. Mas havia quem amasse a camisa que vestia. Moderato era um deles: jogou a última partida com uma cinta, porque sofrera uma cirurgia no apêndice, supurada dois dias antes. E o Flamengo ganhou outro título.
♥O MAIS QUERIDO
O Flamengo vai-se firmando como o clube mais querido do Rio de Janeiro. Para acabar com as dúvidas, é feito um concurso para escolher o mais querido clube do Brasil (Rio de Janeiro). Rubro-negros, disfarçados de portugueses reagem à manobra dos jornaleiros lusitanos, que escondem os exemplares do Jornal do Brasil, vendidos exclusivamente aos vascaínos. Então, quando os sacos repletos de cupões chegam à sede do jornal, na avenida Rio Branco, os falsos portugueses os recolhem e despejam os cupões em latrinas e no poço do elevador. O resultado todos sabem: O Flamengo é eleito o clube mais popular do Brasil. Os votos são descobertos no poço do elevador, mas de nada adiantam o choro e o escândalo armado pelos vascaínos. O Flamengo soube usar molecagem e inteligência para superar o poderio econômico da colônia portuguesa radicada principalmente na Rua do Acre.
♥HERÓI
O Flamengo ganha seu primeiro tri no futebol, em 1942/43/44. Dirigidos por Flávio Costa, desfilaram nas diversas formações rubro-negras craques como Domingos da Guia, Zizinho, Jaime, Pirilo, Biguá e Bria. Mas é o argentino Valido quem se torna o herói do tri. Com 39 graus de febre, ele marca o discutido gol da vitória, aos 41 minutos do segundo tempo, contra o Vasco, que reclama até hoje que Valido se apoiou em Argemiro para cabecear o cruzamento de Vevé.
♥ABSOLUTO
Pirilo, do Flamengo, é o recordista de gols em um só Campeonato. Em 1941, ele assinalou 39 gols. Mas Zico é o maior artilheiro da história do Campeonato do Rio, com 157 gols.
♥ INÉDITO
Para orgulho da Nação Rubro-Negra, o Flamengo tem os títulos de campeão do IV Centenário do Rio (1965) e do Sesquicentenário da Independência do Brasil (1972).
♥ 15 VEZES FLAMENGO
Era um sonho de infância. Garrincha, que entrou para a história como o maior jogador do Botafogo em todos os tempos, queria muito vestir a camisa 7 do Flamengo. Conseguiu realizar o desejo aos 32 anos, quando sua carreira já fazia a curva descendente. Foram apenas 15 jogos, nove vitórias, quatro empates e duas derrotas e quatro gols, mas a torcida rubro-negra nunca esqueceu. Mesmo sem estar em seu melhor momento, o ponta arrastou multidões nas poucas partidas que participou e conseguiu a proeza de deixar 20.000 pessoas na porta do Maracanã lotado em um Flamengo x Vasco que não valia nada pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1968. "Deus é sábio, nunca deu asa a cobra. Garrincha no Flamengo, em forma, teria sido um crime" (Sérgio Rezende, cineasta).
♥VINGANÇA
Em 15/11/72, o Flamengo foi goleado pelo Botafogo por 6x0. Nove anos depois, no festejo de outro aniversário, o Mengão devolveu a humilhação: 6x0, com gols de Zico (2), Nunes, Lico, Adílio e Andrade. E a torcida rubro-negra cantou: "Botafogo, nós gostamos de vo-6".
♥RAÇA, SUOR E SANGUE
O título da Libertadores custou até sangue para alguns jogadores, como Adílio e Lico, feridos no supercílio e orelha pelo violento zagueiro Mário Soto, do Cobreloa. Mas, em 23/11/81, no Estádio Centenário, em Montevidéu, o sacrifício foi recompensado e Raul; Nei Dias, Marinho, Mozer e Júnior; Andrade, Leandro e Zico; Tita, Nunes (Anselmo) e Adílio derrotaram o Cobreloa por 2x0, gols de Zico, e voltaram ao Rio campeões da América.
♥TOPO DO MUNDO
O auge da glória: após ganhar o Brasileiro de 1980 e a Taça Libertadores de 81, o Mengão vence o Mundial Interclubes de 1981, em Tóquio, por 3x0, com gols de Nunes (2) e Adílio.
♥RECORDE
Na conquista do Campeonato Estadual de 1996, o Flamengo conseguiu realizar um fato inédito: dos 65.782 torcedores presentes ao Maracanã, 98% eram do Flamengo e vestiam a camisa do clube, para desespero da torcida do Arco-Íris.
♥MASCOTE
O urubu foi criado pelo cartunista Henfil para o Jornal dos Sports, e até tem data exata de nascimento: 1º de junho de 1969, quando um torcedor soltou um urubu no gramado do Maracanã. Deu sorte: naquele dia o Flamengo venceu o Botafogo por 2x1, quebrando assim, um tabu que já durava quatro anos. Antes do surgimento do urubu, o mascote rubro-negro era o marinheiro Popeye, símbolo de raça e valentia.
♥BI-CAMPEÃO NO MESMO ANO
Em 1979, o Flamengo tornou-se o único clube brasileiro bicampeão (ou tri, já que era o campeão de 1978) em um mesmo ano. A primeira disputa se chamava I Campeonato Estadual do Rio de Janeiro (antes chamado Especial). A segunda, II Campeonato Estadual do Rio de Janeiro.
♥GOL DE GOLEIRO
O primeiro goleiro brasileiro a marcar um gol chutando a bola diretamente de sua área foi Ubirajara Alcântara, do Flamengo, em 19 de setembro de 1970. Ele enfrentava o Madureira na Ilha do Governador, no chamado "Estádio dos Ventos Uivantes". E um desses ventos ajudou a impulsionar uma das bolas chutadas por ele diretamente de sua área, aos 30 minutos do 2º tempo. O jogo terminou com a vitória do Flamengo por 2x0.
♥RECORDE NACIONAL DE INVENCIBILIDADE
O Flamengo conseguiu se igualar ao Botafogo (RJ), ao ficar 52 jogos invictos. A invencibilidade rubro-negra aconteceu entre 22 de outubro de 1978 e 27 de maio de 1979.
♥ GOL Nº 500
No dia 11 de março de 1982, no Maracanã, em jogo contra o Inter-RS válido pelo Campeonato Brasileiro, Zico marcou seu gol de número 500 com o Manto Sagrado.
♥ARTILHARIA
No Campeonato Carioca, Zico foi o goleador em 1975, com 30 gols; 1977, com 27; 1978 (ao lado de Cáudio Adão, também do Flamengo, e Roberto, do Vasco), com 19; 1979, com 33 e 27 gols (Especial); e 1982, com 21. No Brasileiro, em 1980 e 82, fez em ambas, 21 gols. Foi também artilheiro da Libertadores de 1981, com 11 gols.
♥DESPEDIDA
O Galinho de Quintino vestiu a camisa do Flamengo pela última vez em jogos oficiais em uma tarde de gala: em 2 de dezembro de 1989, com um 5x0 sobre o Fluminense, no Estádio Municipal de Juiz de Fora (MG). Ele fez o primeiro da goleada, cobrando falta
.
♥MAIOR GOLEADA DO MARACANÃ
No dia 28 de outubro de 1956, em jogo do Campeonato Carioca, o Flamengo venceu o São Cristóvão por 12x2. No primeiro tempo, a goleada já era de 4x0, gols de Índio, Luís Roberto e Evaristo (dois). No 2º tempo, a torcida veria ainda, mais dez gols: Índio (3), Joel (2), Evaristo (2) e Paulinho, para o Flamengo. Para o São Cristóvão marcaram Nonô e Neca, de pênalti.
♥PLACAR ELETRÔNICO
O ponteiro-direito Reinaldo foi o autor do primeiro gol do placar eletrônico do Maracanã, no dia 11 de fevereiro de 1979. Na ocasião, o Flamengo goleou o América por 4x0, em partida válida pelo Campeonato Carioca Especial, que acabou sendo conquistado pelo próprio Flamengo, abrindo caminho para o seu terceiro tricampeonato. O gol histórico foi marcado aos 28 minutos do 1º tempo. Os outros gols foram marcados por Adílio e Zico (2).

Nenhum comentário: