sábado, 28 de março de 2009

O LUÃ que já é muiiiiiiiiiiiiiiito curioso, vai curtir bastante estas curiosidades....

♥♥♥... DO LUÃ LOUIS ...♥♥♥

CURIOSIDADES
1º JOGO

O Flamengo disputou seu primeiro jogo de futebol no Campeonato Carioca de 1912, dia 3 de maio. E goleou o Mangueira, time da fábrica de Chapéus Mangueira, por 16 a 2, no campo do América.
No estádio da Rua Campos Sales, no Rio, o Fla goleou históricamente seu adversário sob o apito do árbitro João Evangelista B Duarte. O time contou com os seguintes jogadores: Baena, Píndaro, Nery, Curiol, Gilberto, Galo, Baiano, Arnaldo, Amarante, Gustavo e Borgerth. Foram 5 gols de Gustago, 4 de Amarante, 4 de Arnaldo, 2 de Borgerth e 1 do Galo.
UNIFORME
A equipe usou a Papagaio de Vintém (quatro grandes quadrados em vermelho e preto), porque os ciumentos remadores não permitiram que fosse usada a camisa igual à deles, com listras horizontais.


MUDANÇA
A Papagaio de Vintém foi abandonada no Campeonato de 1914, porque os jogadores a consideravam feia e azarada. A Cobra Coral, com listras horizontais e o friso branco separando o vermelho do preto, entrou em cena. Curiosamente, o Flamengo ganhou seu primeiro título. Mas, em 1915, a Coral deu lugar à Rubro-Negra, sem as listas brancas. Isto porque eclodira a I Guerra Mundial e a bandeira da Alemanha tinha as mesmas cores. E o time foi bicampeão.
TIRA-TEIMA
O primeiro Fla-Flu aconteceu no dia 7 de julho de 1912, no campo das Laranjeiras, pelo Campeonato Carioca. E deu zebra: O Fluminense venceu por 3x2, apesar de nove de seus ex-campeões estarem no Flamengo. J. Calvert, E. Calvert e Bartholomeu marcaram para o Tricolor e Arnaldo e Píndaro para o Mengão.
DEDICAÇÃO
Em 1927, o amadorismo estava chegando ao fim. Mas havia quem amasse a camisa que vestia. Moderato era um deles: jogou a última partida com uma cinta, porque sofrera uma cirurgia no apêndice, supurada dois dias antes. E o Flamengo ganhou outro título.
O MAIS QUERIDO
O Flamengo vai-se firmando como o clube mais querido do Rio de Janeiro. Para acabar com as dúvidas, é feito um concurso para escolher o mais querido clube do Brasil (Rio de Janeiro). Rubro-negros, disfarçados de portugueses reagem à manobra dos jornaleiros lusitanos, que escondem os exemplares do Jornal do Brasil, vendidos exclusivamente aos vascaínos. Então, quando os sacos repletos de cupões chegam à sede do jornal, na avenida Rio Branco, os falsos portugueses os recolhem e despejam os cupões em latrinas e no poço do elevador. O resultado todos sabem: O Flamengo é eleito o clube mais popular do Brasil. Os votos são descobertos no poço do elevador, mas de nada adiantam o choro e o escândalo armado pelos vascaínos. O Flamengo usando molecagem e inteligência para superou o poderio econômico da colônia portuguesa radicada principalmente na Rua do Acre.
HERÓI
O Flamengo ganha seu primeiro tri no futebol, em 1942/43/44. Dirigidos por Flávio Costa, desfilaram nas diversas formações rubro-negras craques como Domingos da Guia, Zizinho, Jaime, Pirilo, Biguá e Bria. Mas é o argentino Valido quem se torna o herói do tri. Com 39 graus de febre, ele marca o discutido gol da vitória, aos 41 minutos do segundo tempo, contra o Vasco, que reclama até hoje que Valido se apoiou em Argemiro para cabecear o cruzamento de Vevé.
ABSOLUTO
Pirilo, do Flamengo, é o recordista de gols em um só Campeonato. Em 1941, ele assinalou 39 gols. Mas Zico é o maior artilheiro da história do Campeonato do Rio, com 157 gols.
INÉDITO
Para orgulho da Nação Rubro-Negra, o Flamengo tem os títulos de campeão do IV Centenário do Rio (1965) e do Sesquicentenário da Independência do Brasil (1972).
15 VEZES FLAMENGO
Era um sonho de infância. Garrincha, que entrou para a história como o maior jogador do Botafogo em todos os tempos, queria muito vestir a camisa 7 do Flamengo. Conseguiu realizar o desejo aos 32 anos, quando sua carreira já fazia a curva descendente. Foram apenas 15 jogos, nove vitórias, quatro empates e duas derrotas e quatro gols, mas a torcida rubro-negra nunca esqueceu. Mesmo sem estar em seu melhor momento, o ponta arrastou multidões nas poucas partidas que participou e conseguiu a proeza de deixar 20.000 pessoas na porta do Maracanã lotado em um Flamengo x Vasco que não valia nada pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1968. "Deus é sábio, nunca deu asa a cobra.
VINGANÇA
Em 15/11/72, o Flamengo foi goleado pelo Botafogo por 6x0. Nove anos depois, no festejo de outro aniversário, o Mengão devolveu a humilhação: 6x0, com gols de Zico (2), Nunes, Lico, Adílio e Andrade. E a torcida rubro-negra cantou: "Botafogo, nós gostamos de vo-6".
RAÇA, SUOR E SANGUE
O título da Libertadores custou até sangue para alguns jogadores, como Adílio e Lico, feridos no supercílio e orelha pelo violento zagueiro Mário Soto, do Cobreloa. Mas, em 23/11/81, no Estádio Centenário, em Montevidéu, o sacrifício foi recompensado e Raul; Nei Dias, Marinho, Mozer e Júnior; Andrade, Leandro e Zico; Tita, Nunes (Anselmo) e Adílio derrotaram o Cobreloa por 2x0, gols de Zico.Voltaram ao Rio campeões da América.
TOPO DO MUNDO
O auge da glória: após ganhar o Brasileiro de 1980 e a Taça Libertadores de 81, o Mengão vence o Mundial Interclubes de 1981, em Tóquio, por 3x0, com gols de Nunes (2) e Adílio.
PENTACAMPEONATO
Em 1992, o Flamengo conquistou seu 1º título brasileiro sem o Galinho de Quintino em campo. O único remanescente da Era Zico era o paraibano Júnior, que comandava um time de garotos como Piá, Fabinho, Júnior Baiano, Nélio, entre tantos. O adversário era o Botafogo, que precisava apenas de dois empates para comemorar. Mas o resultado, todos já sabem...O jovem time do Flamengo entrou em campo determinado a vencer, e goleou o Botafogo por 3x0, gols de Júnior, Nélio e Gaúcho, comemorando assim, mais um título. Flamengo, único Pentacampeão Brasileiro. Campeão como nenhum outro
.
RECORDE
Na conquista do Campeonato Estadual de 1996, o Flamengo conseguiu realizar um fato inédito: dos 65.782 torcedores presentes ao Maracanã, 98% eram do Flamengo e vestiam a camisa do clube, para desespero da torcida do Arco-Íris.
BI-CAMPEÃO NO MESMO ANO
Em 1979, o Flamengo tornou-se o único clube brasileiro bicampeão (ou tri, já que era o campeão de 1978) em um mesmo ano. A primeira disputa se chamava I Campeonato Estadual do Rio de Janeiro (antes chamado Especial). A segunda, II Campeonato Estadual do Rio de Janeiro.
GOL DE GOLEIRO
O primeiro goleiro brasileiro a marcar um gol chutando a bola diretamente de sua área foi Ubirajara Alcântara, do Flamengo, em 19 de setembro de 1970. Ele enfrentava o Madureira na Ilha do Governador, no chamado "Estádio dos Ventos Uivantes". E um desses ventos ajudou a impulsionar uma das bolas chutadas por ele diretamente de sua área, aos 30 minutos do 2º tempo. O jogo terminou com a vitória do Flamengo por 2x0.
RECORDE NACIONAL DE INVENCIBILIDADE
O Flamengo conseguiu se igualar ao Botafogo (RJ), ao ficar 52 jogos invictos. A invencibilidade rubro-negra aconteceu entre 22 de outubro de 1978 e 27 de maio de 1979.
GOL Nº 500
No dia 11 de março de 1982, no Maracanã, em jogo contra o Inter-RS válido pelo Campeonato Brasileiro, Zico marcou seu gol de número 500 com o Manto Sagrado.
ARTILHARIA
No Campeonato Carioca, Zico foi o goleador em 1975, com 30 gols; 1977, com 27; 1978 (ao lado de Cáudio Adão, também do Flamengo, e Roberto, do Vasco), com 19; 1979, com 33 e 27 gols (Especial); e 1982, com 21. No Brasileiro, em 1980 e 82, fez em ambas, 21 gols. Foi também artilheiro da Libertadores de 1981, com 11 gols.
MAIOR GOLEADA DO MARACANÃ No dia 28 de outubro de 1956, em jogo do Campeonato Carioca, o Flamengo venceu o São Cristóvão por 12x2. No primeiro tempo, a goleada já era de 4x0, gols de Índio, Luís Roberto e Evaristo (dois). No 2º tempo, a torcida veria ainda, mais dez gols: Índio (3), Joel (2), Evaristo (2) e Paulinho, para o Flamengo. Para o São Cristóvão marcaram Nonô e Neca, de pênalti.
PLACAR ELETRÔNICO
O ponteiro-direito Reinaldo foi o autor do primeiro gol do placar eletrônico do Maracanã, no dia 11 de fevereiro de 1979. Na ocasião, o Flamengo goleou o América por 4x0, em partida válida pelo Campeonato Carioca Especial, que acabou sendo conquistado pelo próprio Flamengo, abrindo caminho para o seu terceiro tricampeonato. O gol histórico foi marcado aos 28 minutos do 1º tempo. Os outros gols foram marcados por Adílio e Zico (2).

Nenhum comentário: