sábado, 1 de maio de 2010

QUE COISINHA MAIS ASSUSTADORA: VULCÃO!



A palavra "VULCÃO" deriva do nome do deus do fogo na mitologia romana VULCANO. A ciência que estuda os vulcões designa-se por vulcanologia.
Vulcão é uma abertura na crosta terrestre, de formato montanhoso, por onde saem magma, cinzas, gases e poeira. Esta estrutura geológica é formada, geralmente, a partir do encontro entre placas tectônicas.
Quando um vulcão entra em erupção (em atividade) pode provocar terremotos e lançar na atmosfera grande quantidade de materiais magmáticos, gerando uma ameaça para as populações que moram próximas.
A erupção de um vulcão pode resultar num grave desastre natural, por vezes de consequências planetárias. Assim como outros desastres dessa natureza, as erupções são imprevisíveis e causam danos indiscriminados. Entre outras coisas, tendem a desvalorizar os imóveis localizados em suas vizinhanças, prejudicar o turismo e consumir a renda pública e privada em reconstruções
Os principais vulcões do mundo são: Etna (Sicilia), Monte Fuji (Japão), Kilauea (Havai), Krakatoa (Indonésia), Monte Pinatubo (Filipinas), Vesúvio (Itália) e El Chichon (México).
A KRISTIN que é uma amiga islandesa da DALUZINHA mandou esta última foto feita por ela, para nosso Blog do vulcão localizado sob a geleira EYJAFJALLAJOEKULL, na ISLÂNDIA, que recentemente entrou em erupção espalhando ainda esta fumaça negra em muitos pontos do céu europeu. Bjo KRIS! Obrigado pela foto inédita.

Nenhum comentário: