sábado, 9 de abril de 2011

SÃO PATRICK EXPLICOU A SANTÍSSIMA TRINDADE COM UMA FOLHINHA DE TREVO, E SUA SIMPLICIDADE AGRADOU A MULTIDÕES...






O missionário cristão SÃO PATRICK foi enviado a Irlanda em 432 d.C - pela Igreja Romana - para evangelizar os chamados povos CELTAS. Quando aqui chegou encontrou um povo dominado pelas crenças nos deuses da Natureza. Nesta época, os reis e os sacerdotes - conhecidos como DRUÍDAS – exerciam total poder sobre o povo. “Estes dois tinham muita proximidade, andavam de mãos dadas um com o outro, o poder do rei e do sacerdote era muito semelhante”, explica o padre irlandês Patrício Mac Namara. Em cada reinado existia um druida que cuidava daquela aérea. Eles eram muito respeitados e influentes na sociedade.

Os druidas afirmavam que eram descendentes dos deuses da natureza e que tinham poderes de controlar a fertilidade da terra e do tempo - fazer ou parar a chuva. Devido à grande sabedoria adquirida em Ciência, conheciam poções para soluções de doenças físicas e espirituais e eram grandes alquimistas e conhecedores da linguagem das estrelas. Os druidas em seus rituais sagrados invocavam forças visando os mais diversos fins, quer estes fossem negativos ou positivos, isto dependia do tipo de ritual e das intenções das pessoas que deles participavam, sendo estas atividades vistas como pagãs aos olhos da Igreja Católica. São Patrick inteligentemente se aliou aos reis, tentando assim tirar a força dos sacerdotes. Ele começou a destruir a influência dos druidas, destruindo o sagrado lugar das pessoas e iniciando a construção de igrejas e mosteiros. Em vez de ouvir os ensinamentos e conselhos dos druidas, as pessoas começaram a ouvir os ensinamentos de Roma. Como os druidas não deixaram a sua tradição escrita, com a sua morte a sua influência foi quebrada e esquecida. Segundo o padre Patrício Mac Namarra, o missionário São Patrick usou mesmo a folha do Trevo de três folhas para ensinar a Santíssima Trindade - agora considerado como símbolo nacional do País -, mas é somente uma lenda que ele espantou as cobras da Irlanda. “Cientificamente é comprovado que nunca existiram serpentes na Ilha”, sorri o padre. Talvez esta seja uma metáfora histórica, pois São Patrick veio para a Irlanda para abolir com as tradições pagãs e - na época - o símbolo dos druidas era a Serpente. Talvez seja esta a razão também que ele aparece esmagando esse animal com seu cajado. A maior parte do que se sabe sobre São Patrick vem dos documentos que ele escreveu no final da sua vida, principalmente a “CONFISSÃO” – considerado como uma autobiografia espiritual. “Neste livro ele contou como era a sua vida e que ele se achava um pecador, pois quanto mais ele fazia, mais se considerava pequeno diante de Deus. Apesar de ser herói perante os irlandeses, ele citou que tudo dependia da vontade de Deus”, explica ainda, Patrício Mac.

A fé em SÃO PATRICK se espalhou pelo mundo, atravessando continentes,e hoje observa-se grandes comemorações em seu dia, nos ESTADOS UNIDOS, CANADÁ e até na CHINA, entre outros países, e é comemorada dentro da igreja, e nas ruas das cidades, com muita animação.

Nenhum comentário: