sábado, 9 de abril de 2011

A PEDRA DO MEIO DIA É UM ENCANTADOR LIVRO ESCRITO EM CORDEL...CORDEL ENCANTADO: UMA DELICIOSA EXPECTATIVA...






A história da literatura de cordel começa com o romanceiro luso-espanhol da Idade Média e do Renascimento. O nome cordel está ligado à forma de comercialização desses folhetos em Portugal, onde eram pendurados em cordões, lá chamados de cordéis. Inicialmente, eles também continham peças de teatro, como as de autoria de Gil Vicente (1465-1536). Foram os portugueses que trouxeram o cordel para o Brasil desde o início da colonização. Na segunda metade do século XIX começaram as impressões de folhetos brasileiros, com características próprias daqui. Os temas incluem desde fatos do cotidiano, episódios históricos, lendas , temas religiosos, entre muitos outros. As façanhas do cangaceiro Lampião (Virgulino Ferreira da Silva, 1900-1938) e o suicídio do presidente Getúlio Vargas (1883-1954) são alguns dos assuntos de cordéis que tiveram maior tiragem no passado. Não há limite para a criação de temas dos folhetos. Praticamente todo e qualquer assunto pode virar cordel nas mãos de um poeta competente.No Brasil, a literatura de cordel é produção típica do Nordeste, sobretudo nos estados de Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande do Norte e do Ceará. Costumava ser vendida em mercados e feiras pelos próprios autores. Hoje também se faz presente em outros Estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. O cordel hoje é vendido em feiras culturais, casas de cultura, livrarias e nas apresentações de cordelistas.



*Texto de Abadias Campos/Academia Brasileira de Literatura de Cordel


CORDEL é uma FORMA TRADICIONAL DA LITERATURA POPULAR

escrito para ser lido e contado. Feito em versos, com vocabulário acessível e estrutura rítmica cativante, a história narrada corre como uma canção.

A DALUZINHA e provavelmente, muiiiiiiiitos outros CONTADORES DE HISTÓRIAS; CORDELISTAS; ESCRITORES E POETAS aguardam anciosos a nova novela das seis, imaginem só que LINDEZA deve ser o CORDEL ENCANTADO...Trazemos aqui para nosso blog estas primeiras informações sobre a NOVELA: A história começa quando os reis aventureiros da fictícia SERÁFIA DO NORTE, Augusto (Carmo Dalla Vecchia) e Cristina (Alinne Moraes), e a bebê Aurora, viajam ao BRASIL em busca de um tesouro escondido pelo fundador de seu reino, Dom Serafim. Na viagem, Cristina e a filha são vítimas de uma emboscada arquitetada pela duquesa Úrsula de Bragança (Debora Bloch), que almeja o lugar da rainha. Mas antes de morrer, Cristina salva Aurora e a entrega para ser criada por um casal de lavradores, que a batiza com o nome de Açucena. Aconteceram gravações a FRANÇA, produção e elenco contaram com a ajuda do governo para realizar as gravações. O CASTELO DE CHAMBORD, que é PATRIMONIO MUNDIAL DA UNESCO e recebe cerca de 800 mil visitantes por ano, foi escolhido como cenário de Cordel Encantado. A DALUZINHA ESTÁ ENCANTADA com a chance das crianças entrarem em contato com um dos gêneros literários mais ricos do Brasil, e aproveita para indicar um apaixonante LIVRO que foi escrito nos moldes do cordel tradicional, seguindo suas regras clássicas de métrica, rimas e temas.: A PEDRA DO MEIO DIA romance de cordel de BRÁULIO TAVARES, que conta a história de ARTUR e ISADORA. Ela, uma menina corajosa, parte para uma aventura mágica em busca da pedra do meio-dia, único artefato capaz de quebrar o feitiço lançado por um gigante atroz sobre o seu reino. No caminho, é salva das garras de uma onça traiçoeira por Artur, que, comovido, se junta a ela. Na missão, a dupla encontra armadilhas e obstáculos: onça, ponte que não termina, feitiço de bruxa, palácio encantado e gigante que vira bicho. Os dois jovens dormem sobre folhas, caminham léguas sem fim e, com a ajuda de uma sacola mágica, enfrentam todos os perigos. A história fala sobre amizade, peripécias e fantasia e é narrada em forma de cordel, ou seja, com rimas e ritmo.

Nenhum comentário: