sábado, 2 de abril de 2011

COMEMORANDO O DIA MUNDIAL DA ÁGUA, 22/03, DALUZINHA TRAZ EMOCIONADA A HISTÓRIA DO ANJO RYAN♥









A DALUZINHA se envolve em todo e qualquer PROJETO, PLANEJAMENTO e SONHOS DIVERSOS, que de alguma forma colabore pelo menos, minimante para ajudar a ampliar a QUALIDADE DE VIDA das pessoas, tenho certeza que o que motiva este ritmo de minha existência, é a consciência que tudo o que se tem feito, é uma semente de mostarda (que acredita-se ser a menor do mundo) diante da VIDA/DOAÇÃO de um SER HUMANO ABSOLUTAMENTE LINDO COMO RYAN.Colocamos na integra uma reportagem feita com RYAN, pelo INSTITUTO TERRA GAIA intercalada com outras informações.


Instituto TerraGaiaO seu envolvimento com as causas humanitárias começou quando ainda era uma criança. Quantos anos você tinha e o que o levou a iniciar um projeto para dar acesso à água a pessoas do continente africano, uma realidade muito diferente da sua naquele momento?

Ryan HreljacMinha história é realmente muito simples. Um dia, em janeiro de 1998, quando eu tinha seis anos, estava sentado na sala de aula do meu curso de 1º Grau quando minha professora, a Sra. Prest, explicou que muitas pessoas na África estavam doentes e até mesmo morriam porque não tinham água potável para beber. Ela nos contou que algumas pessoas andavam por horas na África, por vezes apenas para conseguir água poluída. Eu fiquei muito triste quando soube daquela situação, pois, no meu caso, tudo o que eu tinha que fazer era dar nove ou dez passos da minha sala de aula até o bebedouro para beber água potável. Antes desse dia na escola, achava que todos no mundo viviam como eu. Quando descobri aquela situação, decidi que tinha que fazer algo. Fui para casa e pedi ajuda ao meu pai e à minha mãe. Eles me disseram que eu poderia fazer tarefas extras em casa para ganhar os 70 dólares que eu achava que eram necessários para construir o poço. Eu pensava que, com esse valor, iria resolver o problema. Em quatro meses eu consegui juntar os meus primeiros 70 dólares. Mas foi então que eu soube que eram necessários 2 mil dólares para construir um poço. O problema era muito maior do que eu imaginava. Comecei então a falar com clubes, escolas e quem mais quisesse ouvir a minha história para que eu pudesse levantar o dinheiro necessário para a empreitada. Depois que construímos o primeiro poço, em Uganda, nos tornamos uma instituição de caridade canadense e começamos a construir outros poços, muitos outros. Venho fazendo isso há mais de dois terços da minha vida e pessoas de todo o mundo têm se prontificado a ajudar.


Em 1999, a WaterCan abriu o poço financiado por Ryan Hreljac, os seus irmãos, vizinhos e amigos, numa aldeia do Norte do Uganda. A água começou a jorrar perto da escola primária de Angolo. E neste mesmo ano, Ryan criou a ONG Ryan’s Well (o Poço de Ryan). E desde então mais de quinhentas mil pessoas já conseguiram acesso a água potável. Instituto TerraGaiaComo a sua família reagiu à sua iniciativa? O que eles acharam de uma criança se envolver num projeto ambicioso que nem os adultos estavam dando atenção?

Ryan HreljacMinha família sempre me deu apoio. Desde a primeira vez quando cheguei da escola e pedi os 70 dólares. Mas meus pais disseram que eu teria que ganhar esse dinheiro fazendo tarefas em casa. E eu fiz!


Instituto TerraGaiaEm qual cidade você morava no Canadá nessa época? Tem irmãos? Está estudando atualmente?

Ryan Hreljac Eu cresci em Kemptville, Ontário, a 55 km da cidade de Ottawa, capital do Canadá. Tenho três irmãos: Jordan (mais velho), Keegan e Jimmy, adotivo, que conheci em Uganda. Atualmente, faço faculdade na Universidade King’s College, em Halifax, Nova Scotia.

Instituto TerraGaiaComo o senhor concilia seus estudos com as ações da fundação?

Ryan HreljacApesar de ser aluno em tempo integral, consigo conciliar meus estudos com meu trabalho na fundação: realizo palestras durante alguns finais de semana nos meses de verão e participo das quatro reuniões anuais do conselho da instituição.

Instituto TerraGaiaQuais foram as dificuldades que você encontrou para levar o projeto adiante? Conseguir financiamento? Não ser levado a sério pelo fato de ser uma criança? Encontrar pessoas ou empresas dispostas a contribuir com a sua causa?

Ryan HreljacSempre fui uma pessoa motivada. O fato de ter pouca idade no começo não foi um obstáculo no caminho do meu sonho de conseguir água limpa para todos. Fui inspirado pela bondade da minha família, amigos e desconhecidos que enviaram dinheiro para o projeto.

Instituto TerraGaiaPor que Uganda foi o primeiro país beneficiado pelo projeto? Quais foram os motivos que levaram a escolha desse país?

Ryan HreljacQuando levantamos o dinheiro necessário, apresentamos o projeto a uma organização que nos sugeriu Uganda como o país que mais precisava de um poço naquele momento. Concordei e pedi apenas que o poço fosse construído perto de uma escola.

A partir daí começa a lenda.Ryan não parou de arrecadar fundos e de viajar por meio mundo buscando apoios. Quando o poço de Angola estava pronto, o colégio começou uma correspondência com as crianças do colégio que ficava ao lado do poço, na África. Assim Ryan conheceu Akana: um jovem que havia escapado das garras dos exércitos de meninos e que lutava para estudar a cada dia. Ryan sentiu-se cativado por seu novo amigo e pediu a seus pais para ir vê-lo. Com um grande esforço econômico de sua parte, os pais pagaram sua viagem a Uganda e Ryan, em 2000, chegou ao povoado onde havia sido perfurado seu poço. Centenas de meninos dos arredores formavam um corredor e gritavam seu nome.- Sabem meu nome? - Ryan perguntou a seu guia.- Todo mundo que vive 100 quilômetros ao redor sabe, ele respondeu.Hoje em dia, Ryan –com 20 anos- tem sua própria fundação e conseguiu levar mais de 600 poços à África.Encarrega-se também de proporcionar educação e de ensinar aos nativos a cuidar dos poços e da água.

Nenhum comentário: